Aritmética
Calcular as seguintes expressões no R
- \(\frac{32}{2} + 4\)
- \(3^2\cdot5+2\)
- \(2+5 \cdot 3^2\)
- \(\frac{39 - 4^2}{5}\)
- \(\frac{39 - 4^2}{5 \cdot 6}\)
- \(\frac{39 - 4^2}{5} \cdot 6\)
- \(1 - \frac{20}{20} \frac{19}{20} \frac{18}{20} \frac{17}{20} \frac{16}{20}\)
- \(\frac{{\rm e}^{-2} 2^3}{3!}\)
- \(5 + \log_{2} 8\)
- \(3 \cdot \log_{10} 1000\)
- \(-2 \cdot \log_e(4)\)
- \(\log_5(80)\)
Objetos: vetores
Fornecer comandos que forneçam a partir dos vetores criados no exemplo anterior:
- Quantos valores únicos há em a) ?
- Quais os valores em a) maiores que 13 ?
- Qual o resultado em somar o vetor em b) com em c) ?
- Quantos valores de a) são divisíveis por 3 ? Quais são eles?
- Quantas vezes ocorrem cada valor de a)
- Qual o valor mais frequente em a)
Funções:
Crie uma função que:
- Tome um número e calcule a altura de um triângulo equilátero com lado igual a este número.
- Idem para calcular a área.
- Idem para calcular o raio da circunferência circunscrita.
- Aplique a(s) funções a todos elementos do vetor em c)
O problema dos aniversários
Um exemplo clássico para mostrar que a intuição pode ser um “mal conselheiro” quando calculamos probabilidades é o problema dos aniversários.
O problema em calcular a probabilidade de haver alguma uma coincidência de aniversário em um grupo de pessoas.
Escreva uma função em R que permita resolver ambos: achar a probabilidade para um grupo de pessoas ou achar o número de pessoas para uma certa probabilidade. Faça também o gráfico desta função.
Crie uma função que receba um número e encontre um valor igual ou maior que seja divisível por 7.
Crie um vetor \(u\) de 200 elementos em que o primeiro elementos é 0 e os seguintes são dados por:
\[
U_t =
\begin{cases}
U_{t-1} & \text{com probabilidade } p \\
|1 - U_{t-1}| & \text{com probabilidade } (1-p)
\end{cases}
\]
- Obtenha vetores de dados para \(p = 0,5; 0,25\) e \(0,10\).
- Faça um gráfico dos valores gerados em cada caso.
- Estime \(p\) a partir da sequencia gerada em cada caso.
Crie uma função que receba um valor no intervalo \((0, 1)\) (um valor de probabilidade) e:
- gere uma amostra com \(n = 200\) de uma distribuição Bernoulli com este valor de probabilidade,
- calcule e retorne a proporção de valores iguais a 1 nesta amostra,
- repita isto 1000 vezes.
- Faça também um gráfico dos valores gerados.
Continuando …
- Use a amostra gerada no item a. da problema anterior e calcule um intervalo de confiança para a estimativa do valor da probabilidade.
- Verifique se o valor definido para probabilidade está dentro ou fora deste intervalo.
- Repita a. e b. para 1000 amostras
- Calcule a proporção de intervalos que contém o valor definido da probabilidade.
- Considere intervalos obtidos de diferentes formas e compare as taxas de coberturas, ou seja, a proporção dos intervalos que contém o parâmetro.