“Conhecimento é poder”
O aprendizado avança conforme ilustrado na figura abaixo (extraída de Box, Hunter e Hunter):
Por exemplo, ao chegar no trabalho uma pessoa estaciona seu carro todos os dias na mesma vaga de garagem. Uma tarde, após sair do trabalho, ele é levado à seguinte sequência de aprendizado dedutivo-indutivo:
Modelo: | Hoje é um dia como outro qualquer |
Dedução: | Meu carro estará na vaga de sempre |
Dados: | Não está |
Indução: | Alguém o pegou |
Modelo: | Meu carro foi roubado |
Dedução: | Meu carro não estará no estacionamento |
Dados: | Não! Está lá! |
Indução: | Alguém pegou e o troxe de volta |
Modelo: | Um ladrão roubou e o trouxe de volta |
Dedução: | Meu carro estará arrombado |
Dados: | Está sem danos e trancado |
Indução: | Alguém que tem as chaves o pegou |
Modelo: | Minha esposa usou meu carro |
Dedução: | Ela provavelmente deixou um bilhete |
Dados: | Aqui está! |
Suponha que para resolver um problema, uma especulação inicial produz uma ideia:
A figura abaixo mostra o processo dedutivo-indutivo como um “loop de feedback” (extraída de Box, Hunter e Hunter):
Note a importância do conhecimento do assunto ao qual você está pesquisando, para perceber e explorar modelos alternativos e saber onde procurar ajuda.
Quando fazemos experimentos para a melhoria de um processo, é necessário considerar a influência simultânea de uma série de variáveis de entrada (e.g. temperatura, concentração , catalisador, etc) em uma coleção de variáveis de saída (e.g. rendimento, impureza, custo, etc).
Chamamos as variáveis controladas de entrada de fatores, e as variáveis de saída de respostas.
A princiapl questão é
O que faz o que, e para quem?
Com \(k\) fatores e \(p\) respostas, existem \(k \times p\) entidades a serem consideradas. Além disso:
O uso de planejamentos estatísticos experimentais é a melhor forma de “testar” um grande número de fatores simultaneamente e conseguir uma visão de como eles se comportam isoladamente e em conjunto, ao mesmo tempo que minimiza a influência de erros experimentais.
A variabilidade não explicada por fatores conhecidos é chamada de erro experimental.
A figura abaixo mostra a relação entre o tamanho da população de Oldenburg e o número de cegonhas, observados ao final de 7 anos (extraído de Box, Hunter e Hunter):
O número de cegonhas causou o aumento da população?
A correlação entre duas variáveis \(Y\) e \(X\) geralmente ocorre porque ambas estão associadas com uma terceira variável \(W\). (Nesse caso, \(W\) seria o tempo).
Faça perguntas até estar satisfeito de que entende o problema totalmente e está ciente dos recursos necessários para estudá-lo.
Algumas perguntas:
Enquanto investigadores ganham a partir do uso de métodos estatísticos, o contrário é ainda mais verdadeiro. Um especialista em estatística pode se beneficiar enormemente de suas discussões com pesquisadores de outras áreas.
A geração de ideias realmente novas em estatística parece sempre surgir de interesses em problemas práticos:
Os trabalhos de Fisher e Gosset são uma marca da “boa ciência”, a interação entre teoria e prática. Seu sucesso como cientista e suas habilidades de desenvolver técnicas estatísticas úteis foram altamente dependentes de seus envolvimentos com o trabalho experimental.
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