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Apresentação

Pesquisa reproduzível com o R: de documentos dinâmicos a pacotes é um minicurso que será apresentado na RBRAS 2016, em Salvador (BA), nos dias 24 e 25 de maio de 2016.

Os instrutores são Fernando Mayer e Walmes Zeviani (LEG/UFPR).

Resumo

Pesquisa reproduzível é a ideia geral onde análise de dados, e de maneira mais geral, descobertas científicas, devem ser publicadas contendo os dados e o código de análise, para que outras pessoas possam verificar os resultados e até mesmo continuar a construir ideias sobre eles. A necessidade da reproducibilidade vem crescendo drasticamente, ao mesmo tempo que as análises de dados estão se tornando mais complexas, envolvendo grandes bases de dados e alto processamento computacional. A reproducibilidade torna um resultado de uma pesquisa mais útil para qualquer pessoa, pois os dados e o código que realmente geraram os resultados estão disponíveis.

Este curso será focado nas ferramentas para análise estatística documentada, que permitem que cientistas publiquem suas análises em um único documento que irá permitir que outros cientistas executem a mesma análise e obtenham os mesmos resultados. O objetivo é fornecer os conceitos e ferramentas por trás da comunicação de análises de dados modernas, de maneira reproduzível.

A importância de reproducibilidade na ciência é altamente reconhecida hoje em dia, mas ainda não é largamente praticada como deveria ser. Um dos motivos é que muitos cientistas não adotaram ainda as ferramentas necessárias para a pesquisa reproduzível. Neste curso serão discutidos os princípios gerais para a pesquisa reproduzível, mas o foco será prioritariamente no uso das ferramentas relevantes.

Particularmente, será demonstrado como gerar relatórios dinâmicos com o R, e de maneira mais aprofundada, como criar pacotes do R contendo dados, análises e funções, com a intenção de facilitar a distribuição de comunicações científicas. Para isso, serão utilizados alguns pacotes modernos e auxiliares do R, como knitr, rmarkdown, devtools, e roxygen2.

A intenção é que os atendentes do curso saiam preparados para utilizar essas ferramentas em suas próprias pesquisas, ajudando a ampliar a forma como se faz pesquisa reproduzível atualmente.


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